Oriente seu filho, desde pequeno, a não aceitar presentes, doces ou caronas de estranhos, sob qualquer argumentação, e mesmo de conhecidos ou parentes sem o seu prévio consentimento.
Conheça sempre as pessoas (familiares,professores) que convivem com seu filho, participando sempre de suas atividades escolares, festivas e entre amigos.
Desde pequena a criança deve conhecer seu nome completo, odos pais, seu endereço, telefone, referências, etc.
Não permita que seu filho brinque na rua sem supervisão efetiva de um adulto de sua confiança.
Não deixe seu filho sozinho em casa, mesmo que seja só por alguns minutos.
Ao mudar-se para um novo endereço, faça sua família ser conhecida da vizinhança, e conheça também as pessoas que estão a sua volta.
Providencie a Carteira de Identidade de seu filho, que pode ser emitida já a´partir do nascimento da criança.
Faça exame para conhecer o tipo sanguíneo e o fator RH da criança.
Observe mudanças no comportamento da criança e procure imediatamente identificar a causa.
Quando transportar crianças em seu veículo, o faça com os equipamentos de segurança adequados e as cautelas necessárias.
Não deixe crianças sozinhas no interior de veículos, mesmo que seja por alguns instantes.
Faça com que seu filho se sinta seguro para confidenciar qualquer coisa a você. Seja sempre seu amigo, independente das circunstâncias.
Acompanhar os hábitos de leitura e os acessos à internet, principalmente junto aos sites de relacionamento. Identificada qualquer anomalia, DENUNCIE, se for o caso.
Recomendações à Comunidade em Geral
Observe novos vizinhos com hábitos estranhos em relação às crianças que com eles convivam (casa sempre trancada, falta de sociabilidade) e, caso haja alguma suspeita,não hesite em contatar com a Delegacia de Polícia mais próxima ou Conselho Tutelar de sua cidade. Sua identidade será preservada.
Não hesite em denunciar abusos de qualquer natureza contra crianças e adolescentes pelo telefone 181 (Disque Denúncia), em uma Delegacia de Polícia Civil ou Conselho Tutelar local. Sua identidade será preservada.
Recomendações às Escolas
Os funcionários das escolas devem ser orientados para sempre estarem atentos a suspeitos ao redor do edcandário. Observar o máximo possível suas atitudes e características (roupas, fisionomia,placa e modelo de veículo,etc). Em caso de suspeita grave comunique imediatamente a Polícia.
Não permita sob qualquer alegação, que alguma criança seja conduzida na saída da escola por pessoas não autorizadas expressamente pelos pais.
Não permita que alunos deixem as dependêncais da escola durante o hórario de aula, nem mesmo que estranhos tenham acesso ás dependências da escola, sem prévia identificação e autorização.
Observar e orientar os alunos para que não levem para a escola objetos e materiais que possam colocar em risco a integridade física deles mesmos e de terceiros.
Acompanhar os hábitos de leitura e os acessos à internet, principalmente junto aos sites de relacionamento. Identificada qualquer anomalia, DENUNCIE , se for o caso.
Recomendações às Delegacias de Polícia
Sempre que registrar o desaparecimento de uma criança adote imediatamente as providências necessárias para localizá-la, comunicando a todos os órgãos de Segurança e Especializadas, mas desde já, anote com riqueza de detalhes todas as informações pertinentes( sinais característicos, cicatriz, óculos, tatuagem, defeito físico ou mental, tipo sanguíneo, condições do desaparecimento, etc).
Solicitar uma fotografia atualizada do desaparecimento.
IMPORTANTE: Alertar o comunicante para que, tão logo a criança/adolescente for localizada ou retornar ao lar, registrar o seu reaparecimento.
Dê a máxima atenção a todos os fatos narrados quando do registro, dando prioridade às providências necessárias a cada caso.
PREVENIR AINDA É A MELHOR OPÇÃO.
Recomendações às Entidades Públicas, Sanatórios, Febens
Registre sempre o maior número de informações (nome completo, filiação, endereço, telefone, características físicas, destino, foto, etc) sobre a entrada e saída de crianças e adolescentes na instituição.